quarta-feira, 15 de junho de 2011

Conclusão

A partir da análise de diversos filmes e artigos e também da pesquisa sobre todos os componentes existentes na Teoria do Caos, torna-se mais fácil o entendimento de seu funcionamento. Como já fora mencionado, convivemos em meio ao caos todos os dias de nossas vidas e lutamos, ainda que inconscientemente, contra ele. Isto se dá nas mais simples ações, como por exemplo levar um guarda-chuva na bolsa ou fazer uma pequena lista do que comprar no supermercado.

Parece contraditório, mas há, afinal, uma ordem no caos. A partir de situações aparentemente caóticas e sem sentido, posteriormente conseguimos encontrar um certo padrão, por assim dizer, e tentar evitar algumas adversidades.

A Teoria do Caos lida com o acaso e a imprevisibilidade. Com as leis de causa e efeito, cada indivíduo, humanamente falando, opta por seus caminhos, já que a cada ação escolhida, sofrerá com alguma reação correspondente. Pequenas atitudes podem desencadear consequências posteriormente astronômicas e realmente fora de qualquer previsibilidade. O Efeito Borboleta explica bastante este tipo de acontecimento. Além dele, o estudo dos fractais auxilia de maneira ímpar no entendimento da teoria, já que explicita as irregularidades das formas que no fim, são apenas partes do todo e, sem essas ‘’quebras’’, não chegariam a seu resultado final.

Esse estudo de comportamentos aleatórios e imprevisíveis também mostra que apesar da uniformidade da natureza, podem ocorrer irregularidades e modificar o todo. Daí se chega à conclusão de que alterações mínimas e que aparentemente nada têm a ver com os eventos posteriores, alteram toda uma previsão.

Resumindo, sua ideia central é a de que os eventos são definidos a partir de duas características, sendo uma a de linearidade e a outra não. No primeiro caso todas as respostas e consequências serão ordenadas e estruturalmente falando, lisas e livres de qualquer alteração. Com isso, qualquer possível erro estaria dentro das estatísticas esperadas. Já no segundo caso, ocorre o oposto, pois a estrutura outrora lisa torna-se áspera, proporcionando até uma resposta ordenada, mas os resultados serão caóticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário