quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os Doze Macacos - Resumo e focos do caos

O filme os 12 Macacos, é uma ficção científica que apresenta como tema o extermínio quase total da raça humana causado por um vírus, supostamente disseminado por um exército de 12 Macacos. Com isso, a população sobrevivente se vê obrigada a abandonar a superfície do planeta, sendo obrigada a viver e/ou sobreviver, no subsolo terrestre.


Em 2035, porém, após cientistas terem inventado a máquina do tempo, James Cole, então prisioneiro, é escolhido por eles para voltar no tempo, ano da catástrofe (1996), com o intuito de investigar a veracidade dos fatos e mais importante, caso fosse verdade, tentar evitar que ele ocorresse.

O inesperado começa quando, ao invés de 1996, suposto ano da hecatombe terrestre, Cole é enviado para 1990, ou seja, seis anos antes.

Ferido e tentando iniciar sua investigação, passa por louco e é internado em um hospital psiquiátrico sendo tratado pela doutora Kathryn Railly, que inicialmente não tem dúvidas sobre o estado mental de seu paciente. Porém, após a extração do projétil que alvejou Cole, constatou-se que aquele era da época da primeira guerra mundial, Kathryn, junta-se à Cole nessa intrigante e excitante aventura investigativa.

Nessa jornada, James Cole, depara-se com Jeffrey Goines, um doente mental filho de um renomado cientista especializado em vírus.

O mais surpreendente da trama é que Jeffrey, de louco, passa a defensor extremista dos animais, guardando os mesmos sintomas que o levaram a internação no hospital psiquiátrico. James Cole, o antes são e pretenso salvador da humanidade, fragilizado num ambiente perturbante e literalmente enlouquecedor, acaba acreditando na sua própria loucura, contrapondo-se à realidade da psiquiatra, que de cética passa acreditar, no agora perturbado James Cole.

Ação/Causa

Reação/Efeito

James Cole volta no tempo para investigações

Porém, é enviado para seis anos antes do ano correto.

É internado num hospital psiquiátrico

Conhece a Dra. Kathryn que o tem como louco

Um projétil datado da primeira guerra é retirado do corpo de Cole

A Dra. Se convence da veracidade da história de Cole e passa a ajudá-lo

James depara-se com Jeffrey Goines

Jefrrey é internado

Jeffrey apresenta os mesmos sintomas de Cole

Cole se convence que realmente tem problemas mentais

Kathryn não acredita na loucura de James

Convence-o a salvar o mundo.


Ficha Técnica:

Os Doze Macacos (12 monkeys)

Ano: 1995

Direção: Terry Gilliam

País: USA

Gênero: Ficção Científica

Duração: 129 min

Fonte: IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário