sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Babel - Resumo e Focos do Caos

Babel, lançado em 2006, é mais um filme que tem o acaso como mote. As leis de causa e efeito e ação e reação fazem-se presentes nesta narrativa anacrônica e intensa. O diretor espanhol Alejandro González, mesclou quatro núcleos distintos, de diferentes partes do mundo, agrupando-os numa mesma história. O filme ilustra com perfeição a famosa frase de Edward Lorenz, que diz que o bater das asas de uma borboleta em Nova Iorque, pode causar tufões no Japão.


Dois adolescentes marroquinos ganham um rifle do pai, que o comprara de um conterrâneo. Certo dia, ao brincarem com a arma, um dos jovens acerta Susan (Cate Blanchett), esposa de Richard(Brad Pitt), que viajavam ao país em busca de uma felicidade perdida por conta de inúmeros problemas. O casal tem ainda dois filhos, Debby e Mike, que são criados por Amélia, uma imigrante mexicana desde que nasceram. Com as dificuldades no tratamento de Susan por conta da falta de recursos do local, Richard pede que Amélia permaneça em casa cuidando dos meninos, pois sua cunhada não encontrara uma substituta para ela aproveitar sua folga. Amélia fica desolada, pois na mesma noite seria o casamento de seu único filho, no México. Numa atitude um tanto quanto desesperada, a senhora decide levar os meninos ao casamento, conduzida por seu sobrinho Santiago (Gael Garcia Bernal). Tudo correra bem durante a festa, mas na volta, ao passar pela fronteira e fiscalização da imigração, Santiago, embriagado, acaba fugindo da polícia por não agüentar as provocações dos guardas. O sobrinho larga a tia e as crianças no meio do deserto, e a polícia passa então a procurá-los. Numa outra atitude desesperadora, chegando o dia, Amélia deixa as crianças sozinhas numa sombra e corre atrás de ajuda, mas encontra um carro da polícia, que a leva para a cadeia e não acreditam na história contada pela babá. Amélia então é deportada. Há ainda uma quarta história, a de Chieko , uma jovem japonesa surda-muda, que não se dá bem com o pai e tenta viver uma vida normal, mas sofre com o suicídio da mãe e os preconceitos sofridos por sua deficiência.

Todos possuem problemas e histórias tristes. O filme é cotidiano e trata do dia-a-da dos envolvidos, pessoas comuns, que nem se conhecem, mas com simples atos, modificam drasticamente as vidas umas das outras. Se o Pai de Chieko, Yasujiro, não tivesse dado o rifle para o marroquino e este não tivesse vendido para o pai que presenteou os filhos, os meninos jamais atirariam contra o ônibus e também não acertariam Susie, que voltaria talvez ainda infeliz, mas saudável com Richard, que poderia então liberar sua empregada, que visitaria o filho no casamento e depois voltaria tranquilamente para casa, podendo voltar a cuidar das crianças como sempre fizera.

O filme, como já fora citado, não possui início, meio e fim definidos. A narrativa desenrola-se anacronicamente e as histórias vão se fundindo aos poucos. São vários os pontos de vista e perspectivas. Os dramas vividos pelos personagens não precisam ser buscados no passado, como em muitas histórias com a mesma temática. Não há como voltar no tempo e modificar os fatos. Os eventos precisam ser aceitos e vividos.

Ação/Causa

Reação/ Efeito

Yasujiro caçar no Marrocos

Presentear um Marroquino que fora seu guia, como forma de gratidão.

Marroquino presenteado vender o rifle para o pai dos meninos

O pai presentear os filhos com a arma.

Meninos brincarem negligentemente com a arma e um deles acertar Susan

Devido aos poucos recursos do país, Susan ser obrigada a ficar mais tempo por lá, até ter a chance de operar

Com o incidente de Susan, Amelia não teve folga e levou as crianças ao casamento

Por tê-las levado ao casamento, seu sobrinho, embriagado, numa atitude impensada, largou-os no deserto após serem parados pela polícia.

Amelia larga as crianças numa sombra em busca de ajuda

Amelia é encontrada pela polícia e, em seguida, deportada

Mãe de Chieko comete suicídio

A menina fica traumatizada e não se dá bem com o pai

Chieko sofrer preconcitos por ser surda-muda

Faz com que a menina tenha atitudes vulgares em busca de uma normalidade.

Ficha Técnica:

Babel

Ano: 2006

Direção: Alejandro González

País: USA

Gênero: Drama

Duração: 142 min


Fonte: IMDB


2 comentários:

  1. Eu nõ vi esse filme todo mas uma das cenas mais interessantes que já eu vi foi da menina cega dançando apenas sentindo a vibração do som. Bom, eu acho que esse comentario nao tem nada a ver com o caos.. mas enfim.. :)

    ResponderExcluir
  2. ela era surda-muda, não cega! hahaha

    ResponderExcluir