quarta-feira, 22 de setembro de 2010

De Volta para o Futuro - Resumo e Focos do Caos

Lançado em 1985, De Volta Para o Futuro levou milhões de espectadores para as salas de cinema de todo o mundo. Até os dias de hoje, depois de mais duas continuações lançadas, as aventuras do jovem Marty Mc Fly e do Doutor Emmet Brown, ainda são lembradas e cultuadas por muitos.

Alguns consideram a idéia de viajar no tempo como algo defasado e ultrapassado, mas o fato é que o assunto é muito mais profundo e interessante do que parece. Apesar de toda a fantasia presente na película, De Volta para o Futuro aborda de maneira simples, objetiva e por que não coerente, os mistérios envolvendo a Teoria do Caos.

No primeiro filme, Marty McFly, vivido pelo ator Michael J. Fox, é um adolescente comum, que vive com os pais, tem uma banda e namora Jennifer(Claudia Wells). Porém, sua vida está longe de ser agradável. Devido às várias chacotas sofridas na escola, seu pai George (Crispin Glover), tornou-se um homem inseguro e sem iniciativa. Biff(Thomas F. Wilson), o grandalhão que mais o perturbava, continua atacando o agora jovem senhor, que se submete às mesmas ‘’brincadeiras’’ imbecis do inimigo. A mãe de Marty, Lorraine (Lea Thompson), também tornou-se uma jovem senhora quase que obesa, dependente do álcool e frustrada.

Contudo, Marty mantém uma amizade com o Dr. Emmet Brown, ou Doc, vivido pelo ator Cristopher Lloyd, que após muitas pesquisas constrói uma máquina do tempo em um DeLorean. Certa noite, enquanto explicava para Marty o funcionamento do DeLorean, Doc Brown avista o furgão dos terroristas líbios de quem roubou o plutônio necessário para a máquina, que era movida a este componente. Doc é atingido por alguns tiros e Marty se refugia no carro, que estava programado para voltar exatos 30 anos, em 1955. Durante a perseguição, após atingir 88 milhas, Marty põe em prática e comprova a experiência do cientista, aterrissando numa fazendo no ano programado.

De volta ao passado, Marty acaba estragando o primeiro encontro de seus pais, comprometendo assim, sua existência. A partir daí, o jovem luta para contornar a situação e fazer com George e Lorraine deem seu primeiro beijo. Para isso, contará com a ajuda do Doc Brown que vivia em 1955, que a princípio, duvidara da veracidade da volta de Marty ao passado, mas sabiamente, o jovem citou fatos que somente Brown sabia.

O problema começa quando Marty, ao tentar salvar a vida de George, fora atropelado pelo pai de Lorraine. Na história original, o pai do jovem observava a troca de roupa de sua então pretendente, sobre uma árvore. Ao desequilibra-se, o rapaz caíra da árvore e este sim, seria atropelado pelo pai da moça, que se apaixonara à primeira vista. Com as mudanças provocadas por Marty, Lorraine acaba se apaixonando por ele, que estava sempre se esquivando e dando conselhos a George para conquistar sua mãe.

Porém, como George é exageradamente tímido e inseguro, não tem coragem de convidar Lorraine para o baile e, com isso, a moça toma a iniciativa de convidar Marty, que não tem como recusar. Durante a festa, como de praxe, Biff começa uma confusão com Marty e agarra Lorraine a força, enquanto seus amigos prendem Marty na mala do carro dos músicos. George vê a cena e, inesperadamente, acerta um soco no rosto de Biff, que cai ao chão e, com isso, a moça apaixona-se na mesma hora pelo bravo rapaz.

Como um dos integrantes da banda contratada para o baile acidentou-se, Marty assume as guitarras e pode mostrar seu rock’n roll. Lorraine e George se beijam e tudo volta ao normal. Porém, ao voltar a 1985. Marty surpreende-se com sua vida, já que a encontra bem melhor. Seus pais estão felizes e seus irmãos, idem. Encontra sua mãe magra e seu pai realizado na carreira de escritor. Além disso, tem uma caminhonete na garagem e quem está limpando é ninguém menos que BIff, que torna-se então o submisso. Até mesmo Doc Brown se beneficia, pois Marty havia deixado uma carta no passado contando sobre o incidente com os líbios, fazendo com que o cientista se protegesse com um colete.

Aparentemente, tudo estava sob controle, mas enquanto Marty se reencontrava com sua namorada, Doc surge no Delorean e exige a ida dos dois ao futuro, já que suas vidas estavam a salvas, mas seus filhos no futuro correriam perigo. Assim termina o primeiro filme.

Fonte: IMDB

Causa/Ação

Efeito/ Reação

Construção de uma máquina do tempo

Risco de violação do passado ou futuro

Marty viajar no tempo

Atrapalhar o primeiro encontro de seus pais

Marty tenta salvar o pai

Marty é atropleado no lugar de George

Marty é atropelado

Lorraine se paixona por Marty e não por George

Não acontecimento do beijo entre Lorraine e George

Não acontecerá casamento, tampouco a existência de Marty e dos irmãos.

Marty aconselha George

George torna-se mais seguro

George seguro

Não será submisso a Biff, que vira seu empregado



Ficha Técnica:

De Volta Para o Futuro ( Back to the Future)

Ano: 1985

Direção: Robert Zemeckis

Paíse: USA

Gênero: Ficção Científica

Duração: 116 min


Nenhum comentário:

Postar um comentário