quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Som do Trovão - Resumo e Focos do Caos

O Som do Trovão é um filme de ficção científica e sua narrativa se dá no ano de 2055, onde os ricos da época descobrem uma nova e perigosa diversão: matar dinossauros do passado.

Porém, para que tudo transcorra bem, é proibido violar qualquer detalhe do passado. Antes de iniciarem a viagem ao tempo, o capitão Travis Ryer (Edward Burns) e seus assistentes, dão todas as coordenadas aos participantes e os instruem a não trazerem absolutamente nada dos tempos remotos, nem mesmo o, aparentemente, mais inofensivo objeto ou animal, vivo ou morto.


Tudo transcorre muito bem até que em uma das rodadas, as armas param de funcionar inexplicavelmente, deixando todos numa situação desesperadora. Porém, Travis consegue contornar a situação e levar todos de volta ao presente. Na verdade, este incidente se deu por conta da displicência de um rapaz do laboratório que derrubou as armas no chão por ter se distraído com uma colega de trabalho.

Contudo, ele percebe que de súbito, todo o planeta começara a sofrer com calor excessivo, notou também o surgimento de novas espécies animais e vegetais e, juntando uma peça à outro, concluira que algo dera errado na rodada de caça. Após mobilizar todos os trabalhadores da base e não encontrar anormalidade alguma, Travis deicde procurar Sonia Rand (Catherine McCormack), uma antiga colaboradora e também criadora da máquina TAMI.

Lá ele presencia a primeira onda do tempo, sinal de que as influencias da violação do passado estão realmente acontecendo. Com a ajuda de Sonia, Travis precisa apenas descobrir quem trouxe para o presente os gramas a mais detectados pelas máquinas e voltar ao passado para fazer a reposição.

O problema é que com as mudanças na biosfera, esta passa longe de ser uma tarefa simples. O grupo enfrenta muitas adversidades e nesta busca pelo conserto do passado, muitos acabam morrendo. Depois de muitas situações perigosas e fatais, conseguem encontrar um dos milionários participantes da última caçada e constatam que este, ao tentar fugir e se proteger por conta do incidente com a arma, havia pisado e matado uma borboleta, trazendo-a consigo e, com isso, violado o passado e modificando todo o presente.

No final do filme, Travis consegue resolver todos os problemas e trazer os bons tempos de volta à Terra. Isso se deu por conta de uma nova viagem ao passado, onde o capitão levara a borboleta de volta ao local de onde nunca deveria ter saído. Ele também entrega as provas de que houve falha na caça para Sonia, que finalmente poderá cessar tal prática tão perigosa.


Causa/Ação

Efeito/Reação

Displicência do rapaz do laboratório

Arma danificada

Arma danificada

Incidente em uma rodada de caça

Incidente na caça

Desespero dos participantes

Desespero dos participantes

Tentativa de se proteger

Tentativa impensada de proteção

Fez com que um dos participantes pisasse em uma borboleta e a matasse

Morte e deslocamento da borboleta

Violação do passado

Violação do passado

Caos e trantornos no presente



Ficha Técnica:

O Som do Trovão (A Sound of Thunder)

Ano: 2005

Direção: Peter Hyams

Países: USA, Alemanha e República Checa

Gênero: Ficção Científica

Duração: 103 min


Fonte: IMDB




3 comentários:

  1. eu amei esse resumo agora vou esperar segunda- feira para entregar meu trabalho sobre o resumo do filme o som do trovão e tirar um 10 bem grandão no meu trabalho. Lee bueno posta mais alguma coisa interessante sobre a moda através dos tempos.....thau até a próxima...bay bay

    ResponderExcluir
  2. eu amei esse resumo agora vou esperar segunda- feira para entregar meu trabalho sobre o resumo do filme o som do trovão e tirar um 10 bem grandão no meu trabalho. Lee bueno posta mais alguma coisa interessante sobre a moda através dos tempos.....thau até a próxima...bay bay

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir