terça-feira, 28 de junho de 2011

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças - Resumo e focos do caos


Charlie Kaufman estava deveras inspirado ao escrever o roteiro de Brilho Eterno. O filme, apesar de muitos não concordarem, é coerente do início ao fim. Trata de relacionamentos amorosos, mas o ensinamento e a mensagem que transmite podem ser aplicados em vários nichos.

O filme conta a história de Joel e Clementine(Jim Carrey e Kate Winslet, respectivamente), que num dia aparentemente aleatório se encontram ‘’ao acaso’’, se interessam um pelo outro e então começam a namorar. Têm uma boa relação no início, por terem personalidades opostas. Joel é quieto, calado e tímido, além de bastante cauteloso e discreto. Clem é o oposto: extravagante, desinibida e falastrona. Aqui não será feita uma análise profunda de suas personalidades por motivos óbvios, mas o fato é que em determinado momento, esse choque de comportamentos pesou em seu relacionamento, causando uma insatisfação mútua.

Clementine decide ir à Lacuna Inc., Clínica do Dr. Mierzwiak, que se especializou numa nova técnica onde as lembranças poderiam ser apagadas. A moça não queria mais namorar Joel, pois a relação estava desgastada e entediada. Eles não se entendiam mais e ela não queria que ambos sofressem.

A situação torna-se caótica a partir do momento em que um doa funcionários, Patrik (Elijah Wood), decide se apoderar do ‘’lugar’’ de Joel e conquistar Clem agindo como seu ex-namorado outrora fizera.

Joel também tenta apagar as lembranças da namorada, mas seu processo não dá certo devido à negligência de alguns funcionários. Com isso, eles revivem algumas situações do passado e decidem reescrever sua história alterando o caminho natural das coisas. O rapaz só consegue tal façanha ao esconder as lembranças de Clem em momentos onde ela não estivera presente.

Causa/Ação

Efeito/Reação

Joel muda sua rota no dia dos namorados

Conhece Clementine

Clem inicia uma conversa com o rapaz

Logo começam a namorar

Clem decide apagar Joel após o desgaste do relacionamento

Joel descobre acidentalmente ao visitar uns amigos e ver a carta da Lacuna Inc

Joel decide apagar Clem

Durante o processo, os funcionários são negligentes e Joel consegue manipular as lembranças

Manipulando suas recordações, esconde Clem em lembranças onde ela não estivera presente

O casal vive as mesmas situações de antes, mas agem de maneira diferente, alterando sua história.

Ficha Técnica:

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

(Eternal Sunshine of the Spotless Mind)

Ano: 2004

Direção: Charlie Kaufman

País: USA

Gênero: Drama e romance

Duração: 108 min

Fonte: IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário