segunda-feira, 13 de junho de 2011

Edward Lorenz


Edward Norton Lorenz, nasceu em 23 de Maio de 1917, em West Haven. Formado em Matemática pela Universidade de Harvard e na Dartmouth College, graduando-se ainda em 1943, em Meteorologia no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), sendo ainda filósofo estadunidense. Morreu em 16 de abril de 2008, de câncer, em sua casa em Cambridge.

Suas pesquisas, realizadas na década de 60, basearam-se em fundamentos matemáticos dos sistemas de meteorologia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Fez pequenas modificações no primeiro estado de um fluido no processo primário de propagação inicial de calor, que era tido como protótipo atmosférico, percebendo soluções completamente diversas entre si das iniciais devido a tal alteração. Surge então a ideia do ‘’Efeito Borboleta’’, tão estudado na Teoria do Caos, sendo posteriormente denominado de atrator estranho.

Objetivando fortalecer sua descoberta, Lorenz buscou por erros no modelo numérico e sua representação, percebendo que as diferenças obtidas relacionavam-se ao sistema de equações utilizado, estando assim essencial e diretamente ligados a ele. Através disto, percebeu que pequenas variações do movimento do ar na atmosfera podem ter resultados totalmente divergentes, o que por outro lado, estreitou o período de previsibilidade, onde este não ultrapassava 15 dias, dada a dinamicidade do ar alterando as medidas das variáveis atmosféricas.

Sendo assim, podemos concluir que ao demonstrar através de suas pesquisas que certos sistemas têm limites quando se objetiva fazer previsões, Edward Lorenz “acabou com o universo cartesiano e deu o pontapé inicial na terceira revolução científica do século20” – após as teorias da relatividade e a física quântica-, destaca Kerry Emanuel, professor de ciências atmosféricas do MIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário