quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Máquina do Tempo - Resumo e focos do caos

Ficção científica, A Máquina do Tempo conta a história de um homem que acredita ser possível viajar através do tempo e que após a morte de seu grande amor, Emma, sua noiva, dedica-se totalmente à construção de uma máquina que lhe possibilitasse atingir seu objetivo, o que acaba conseguindo.

Entusiasmado, primeiro mostra o protótipo de seu projeto da máquina do tempo a seus amigos que desaparece diante deles, tendo segundo o viajante para o futuro e pouco tempo depois ela já construída. Anuncia assim sua viagem e marca um encontro com esses amigos para semana seguinte, quando de volta, lhes contará sobre sua aventura futurística.

Na data marcada, após longa espera, o viajante do tempo reaparece em sua casa maltrapilho, ferido, com aparência precária e envelhecido. Após algum tempo que lhe foi dado pelos amigos que o aguardavam para seu refazimento, o viajante do tempo inicia sua narrativa.

Segundo ele, sua aventura se passa 800 anos no futuro, deparando-se com uma Inglaterra completamente diferente, pouco habitada, com poucas edificações, no caso, castelos e uma população extremamente sutil, amistosa, preocupada com o bem estar mútuo e que autodenominavam como os Elois.

Não foi a toa que desconfiou ao encontrar uma população tão amigável, porque além dos Elois, descobre em pouco tempo os Morlocks. População extremamente hostil, antropófagos, com total intolerância e temeridade à luz e que por isso mesmo só eram vistos a noite e sem luar. Por conta disso, o viajante inicia uma nova peregrinação nessa Inglaterra tão diferente, já que é atacado e perseguido pelos Morlocks, conseguindo com muita dificuldade desvencilhar-se dele, pois dependia da sua máquina do tempo que só encontra depois de uma fuga frenética. Eis porque quando regressa ao lar, seus amigos o veem em estado tão deplorável, o que na verdade não foi suficiente para faze-los acreditar na veracidade de sua aventura.

Apesar disso, um dos presentes, na verdade o narrador da história, decide voltar no dia seguinte com uma máquina fotográfica para tentar o registro de algum fato que corrobore e/ou comprove a veracidade da narrativa do Viajante do Tempo, mas para sua surpresa não o encontra em casa, nem sua máquina do tempo. Na verdade, três anos depois, relembrando tal episódio, constata que o viajante e sua máquina ainda estavam desaparecidos.

Ação/ Causa

Reação/Efeito

Morte de sua noiva Emma

Construção de uma máquina do tempo

Volta no tempo

Reencontra a noiva e consegue salvá-la da morte anterior

Emma morre de outra forma, obedecendo o destino

Alexander viaja no tempo e segue para o futuro

Luta com um povo hostil do futuro

Volta ao presente e aceita o destino

Ficha Técnica:

A Máquina do Tempo (The Time Machine)

Ano: 2002

Direção: Simon Wells

País: USA

Gênero: Ficção Científica

Duração: 96 min

Fonte: IMDB


Um comentário: