terça-feira, 28 de junho de 2011

Efeito Borboleta - Resumo e focos do caos

Efeito Borboleta conta a história de Evan (Ashton Kutcher), um jovem rapaz que encontra-se em uma constante luta para esquecer os fatos de seu passado. Para isso, ele tem o hábito de voltar ao passado através da leitura de seus diários e assim tenta consertar seus antigos problemas. Porém, com esta atitude, ele acaba por criar novas circunstâncias problemáticas, já que para cada mudança que decide fazer, é gerada uma consequência.

O que mais incentiva as viagens no tempo de Evan é a vontade de salvar seu amor de infância, Kayleigh (Amy Smart), que quando pequena, sofria abusos sexuais do próprio pai. No decorrer da história, a cada escolha de Evan, Kayleigh tem um futuro diferente, que vai desde uma prostituta infeliz à uma garota universitária e realizada. Porém, como a cada ação, corresponde uma reação, para sua namorada ficar bem, outras pessoas sofrem as consequências da vida. Isso ocorre com o irmão da moça, com alguns amigos do casal, com a mãe de Evan e até mesmo com ele próprio.

Após diversas viagens e versões para sua vida, Evan percebe que todos só ficariam bem se ele e Kaylegh não permanecessem juntos, então o rapaz renuncia a sua amada e consegue manter uma vida boa para todos os personagens.

Ação/Causa

Reação/Efeito

Evan volta no tempo para salvar Kayleigh dos abusos do pai

A jovem consegue então ter uma boa vida e ir para uma boa universidade

O pai não abusa de Kayleigh, mas de seu irmão

O jovem então passa a ser problemático

Numa outra versão, Evan fica paralítico e sua mãe tem câncer

Com isso, Kayleigh envolve-se com seu amigo Lenny

Evan percebe que precisa renunciar ao seu romance com a jovem

Ficam separados, mas todos os personagens permanecem com vidas satisfatórias e sem grandes problemas.

Ficha Técnica:

Efeito Borboleta

Ano: 2004

Direção: Eric Bress

País: USA

Gênero: Drama, Ficção Científica

Duração: 113 min

Fonte: IMDB

3 comentários: